Carregando...
Personalidades no PE

Personalidades no PE:Conheça um pouco da história de Odélio Graciano Ribeiro4 minutos de leitura

COMPARTILHE

Por: José Carlos Vieira “Lela”

Odélio Graciano Ribeiro foi um destaque no futebol de campo e Futsal em Rio Verde. Ainda teve uma loja chamada Status, de material esportivo na Rua Henrique Itiberê.

Nascido em 16 de agosto de 1952, filho de José Graciano Ribeiro e Joana Teixeira Ribeiro. Tem os irmãos José Antônio, Geraldo Graciano, José Sales, Joana Darc e Lélia Rute. Casado com Elivaine Menezes tem os filhos Raphael Menezes e Eduardo Menezes.

Na juventude Odelio Graciano pulava o muro para jogar bola na quadra do Colégio Martins Borges, ao lado de Lela, Sérgio Nanico, Creotomar, Espetinho e outros amigos. Grandes jogadas e jogadores eram encontrados nesse famoso racha.

Odélio no futebol de campo jogou no Goiasinho,América, Botafogo, Juventus e Colorado. Jogou até pelo time de Riverlândia nos Jogos dos Distritos, quando foi vice campeão. No início da década de 70 jogou de goleiro pelo Juventus. 

Teve uma vez que ele jogou duas vezes no mesmo dia: de manhã jogou pelo campeonato da Liga. E a tarde o seu time Colorado enfrentou o Esporte Clube Rio Verde.

Time do Colorado

O Colorado venceu o Rio Verde de 1977 por 4 a 1. O Odélio jogou nas duas partidas. O técnico do Colorado era o saudoso Cornélio Alves. 

No Futsal jogou pelo Clube dos 7, que foi campeão em 1977. Ainda jogou no primeiro time do Auto Capas, dirigido pelo inquieto João Capota. Disputou os Jogos Abertos pelo Colégio do Sol e Martins Borges, sendo campeão por esse colégio.

Time de futsal Martins Borges/ Odélio está agachado entre outros dois atletas

Odelio Graciano teve uma intensa vida no futebol e Futsal, como ilustram as fotos dessa matéria. Viveu uma época romântica do nosso esporte amador, onde ninguém recebia um centavo para jogar.

Fez parte do famoso time do Colorado, que era formado pelos filhos do saudoso José Maria Barros, idealizador da Tipografia Brasil.

Seleção amadora da cidade que enfrentou o EC Rio Verde

Como zagueiro e goleiro teve atuações brilhantes, num tempo que os torcedores chegavam mais cedo ao Estádio Mozart Veloso do Carmo para assistir a preliminar entre Colorado contra América ou Cruzeiro. Bons tempos. E ele ainda jogou na seleção amadora da cidade.

Time do Juventus

Nos Jogos Abertos de Rio Verde jogou ao lado de Chico Bonifácio, Ermondes Garcia, Márcio Bonifácio e o professor Antônio Edson, que já foi comentarista esportivo na Rádio Morada do Sol. 

Um jogador vibrante e arrojado quando enfrentava o Vilmarao do Cruzeiro, que era o mestre das cabeçadas. Mas o Odelio conseguia parar o atacante que hoje é pastor em Quirinópolis. 

A coluna Personalidades do Esporte destaca Odelio Graciano, que hoje é um bom corretor de imóveis e torcedor do Atlético Goianiense e Corinthians. Viveu uma fase rica de nosso esporte amador, onde os atletas jogavam por amor e diversão. Odelio tem uma imensa coleção de fotos e talvez um dia até publique um livro para mostrar o seu acervo.

Ele foi feliz e sabia, escrevendo com louvor uma bela carreira no futebol e Futsal. E torce para que um dia o Esporte Clube Rio Verde volte a ter um bom time como aquele de 1977.

O mesmo time que perdeu de 4 a 1 para o lendário e briguento Colorado. Tem como amigos Zé de Oliveira, Sabará, Dr Vicente Guerra e muitos outros que fez no seu convívio esportivo.

Na foto: Odélio, Bioski e Sabará

Gostou da matéria?

Dê sua sugestão de pauta nos comentários que a redação do PE estará analisando da melhor maneira possível.


COMPARTILHE
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *