Carregando...
Personalidades no PE

Personalidades no PE: Conheça um pouco da história do ex atacante Bebé4 minutos de leitura

COMPARTILHE

Por: José Carlos Vieira “Lela”

Wmarley Guimarães Nascimento, conhecido como Bebé, ( foto em destaque ao lado do filho Wmarley) nasceu no dia 19 de julho de 1937, marcou época no futebol amador de Rio Verde.

Filho de João Rodrigues Nascimento (João Rafael) e Palmeira Guimarães Nascimento, a dona Nenê. Casado com Neades Martins Nascimento, teve os filhos Jeanne Martins Nascimento, Thirzia Martins Nascimento, Lisiane Veloso Martins e Wmarley Guimarães Nascimento Filho.

Nascido em Montividiu, veio jovem ainda para Rio Verde. Bebė que atuou entre 1959 e 1974, começou jogando no Bangu no campo do Martins Borges, que era só de terra batida. Naquele tempo o campeonato da cidade tinha 16 equipes.

Time do Bangu de Rio Verde (1962)

Depois jogou no Goias, Rio Verde, Coritiba e Clube dos Trinta, sendo um dos fundadores desse. Jogou contra os grandes rivais da época como o Botafogo.

Era um atacante rápido e determinado, lutando até o último minuto de cada partida. Jogou amistosos famosos contra Flamengo, Vila Nova e Goiânia. Diz que naquele tempo, os grandes times vinham jogar aqui e perdiam até de goleada para o Rio Verde. Aliás o Rio Verde foi feito da fusão de Goiás e Corinthians.

Time do Clube dos Trinta (1981)

Quando jogava pelo Clube dos Trinta trouxe o Milionários, que era formado por veteranos da Seleção Brasileira para jogar no Estádio Mozart Veloso do Carmo.

Depois Bebė virou lateral com a mesma disposição de sempre. Diz que hoje o futebol pouco mudou, exceto pela profissionalização dos jogadores. Aos 83 anos ele ainda gosta de fazer uns jogos exibições, onde mostra seu talento e brinca com todos.

Lázaro Goiaba, Bayron Araújo e Bebé

Teve uma loja de materiais esportivos e ajudava muito as equipes amadoras com bolas, chuteiras e chuteiras. A sua loja se chamava A Rainha. Sempre incentivou seus filhos e netos a praticarem esporte. Prova disso que Wmarley Filho joga em muitos campeonatos e times da cidade. Um pioneiro!

Bebé e Tiãozinho no Coritiba

Bebė cita os seguintes jogadores desse tempo romântico do futebol: Negrim da Juventina (bom goleiro), Luiz Augusto, Geraldo Tibúrcio, Lucrécio, Sherlock Holmes, Zé Carlos (Carlinhos do Zé Maria), que jogou no Goiânia, José Morcego, Elbio, Izauro, Lázaro Goiaba, Zauro Martins, Oyama, Totó (irmão do Lela), Bairon Araújo e Sissi.

Bebé, Butinha, Batista e Djaine

O atacante Bebė foi campeão pelo Goiás e deixou saudade nos gramados devido sua raça e gols históricos. Uma época rica de craques, mesmo jogando na terra batida e sem as tatuagens e outros enfeites dos jogadores de hoje.

Bebé foi destaque dos primórdios do futebol em Rio Verde e agora lembra com emoção desse tempo feliz. Vale lembrar que o mesmo, com 83 anos, ainda gosta de participar de bater sua bolinha, mais por brincadeira.

Bebé e Família

Gostou da matéria? deixe sua sugestão nos comentários com outros nomes que possam ser homenageados pelo PE.


COMPARTILHE
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *