Personalidades no PE: Conheça um pouco da história do ex goleiro Márcio

Personalidades no PE: Conheça um pouco da história do ex goleiro Márcio

Por “José Carlos Vieira “Lela”

Márcio Bonifácio Guimarães, ou simplesmente Márcio, o ex goleiro nasceu em 29 de setembro de 1952, filho de Laudelino Nogueira Guimarães e Carolina Bonifácio Guimarães.

Um atleta exemplar do passado. Tem os irmãos Mucio, Isaac, Francisco, Laura, Kátia, Laudelino Júnior e Melania. Casado com Mônica Mangueira Guimarães, tem os filhos Karolina Mangueira Guimarães Macedo ( Bacharel em Direito), Márcio Bonifácio Guimarães Filho (filho), Karina Mangueira Guimarães, que é clínica geral. 

Marcou uma bela época como atleta do futebol e Futsal e até jogou de goleiro nos anos 70 no time do Esporte Clube Rio Verde. Também jogou de lateral e zagueiro.

Time do EC Rio Verde em 1972

No Esporte Clube Rio Verde foi um goleiro destaque. E jogou nos times amadores do Cruzeiro, Santos, Coritiba, Alvorada, Goiás. A sua estatura ajudava como goleiro na arte de fechar o gol.

No Futsal foi destaque dos Jogos Abertos de Rio Verde, sendo tricampeão de voleibol masculino e tricampeão de Futsal jogando pelo Colégio Martins Borges. Conta com orgulho que estourou várias bolas de Futsal devido seu chute forte de pé direito.

Time de Futsal da AABB

Foi colega do professor Antônio Edson Guerra e jogou com seu irmão Chico, talvez o melhor jogador de Futsal da história de Rio Verde!

Começou jogando bola no campinho do Hospital Evangélico e teve uma longa carreira nas quadras e campos, como ilustram suas fotos.

Time Society da AABB década de 90

Torcedor do Flamengo, trabalhou por 21 anos no Banco do Brasil e foi um vereador atuante. Uns brincam, dizendo que Márcio foi o Nelinho do Futsal, já que seus torpedos assustavam todos os goleiros dos anos 70.

Fez Direito na Universidade Federal de Uberlândia, depois de ter concluído o curso de técnico de Contabilidade no Martins Borges. Aliás, no Martins Borges ele estudou, depois lecionou e jogou muita bola na quadra famosa do Colégio.

Time do Santos de Rio Verde da década de 70

Deixou saudades e um nome bonito na história do esporte.Confessa que se tornou flamenguista desde os tempos de Zico e outros craques do time carioca. E cita outros jogadores rubronegros como Dida,Joel, Gerson, Henrique, Babá,Doval, Rondineli.

Foi um admirador do próprio irmão Isaac, que jogou no meio de campo do time profissional do Rio Verde. Hoje trabalha na Clínica Oftalmológica Santa Bárbara, no setor administrativo ao lado do médico Jarbas Pereira Macedo.

Quarteto do Rivac década de 70, Isaac, Márcio, Xinxa e Pepino

Como afirma sua filha Doutora Karina Guimarães, seu pai tem sua vida ligada à educação e esporte. Ela diz ter muito orgulho dele, que seguiu a filosofia da bola no pé e livro na mão, numa conduta que serve para os jovens de hoje, que precisam conciliar os estudos com o esporte.

Pode fazer a chamada, pois Márcio Bonifácio Guimarães está presente como Personalidade Esportiva. Mas cuidado, que ele costuma chutar muito forte e pregar os goleiros no fundo do gol!

Ex goleiro Márcio e alguns familiares

Lindenberg Júnior
Lindenberg Júnior
Idealizador e fundador do Blog do Lindenberg e do PE, Lindenberg é jornalista diplomado, pela Faculdade Objetivo de Rio Verde e, além de trabalhar com o site, é produtor e repórter esportivo do Programa Bola na Mesa, que vai ao ar de segunda a sexta, às 11h30 e, aos sábados, ao meio-dia, na Rádio Morada do Sol FM, de Rio Verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.